Suede - Suede (1993)




Em 1993 ainda tinha um walkman que comigo ia para todo o lado. Não lembro já quem foi o amigo que me gravou a cassete com o primeiro álbum dos Suede, mas sei que passei as férias de Verão a ouvi-lo em repeat e a desejar ser como Brett Anderson, que transpirava sensualidade e fazia suspirar as raparigas mais susceptíveis. Mas era a acidez da guitarra de Bernard Butler (que seria para Anderson o que Marr era para Morrissey)  aquilo que mais sobressaía. Isso e o erotismo lírico das letras: "Well he said he'd show you his bed/And the delights of the chemical smile" (Animal Nitrate); "So slow down, slow down, you're taking me over/And so we drown, Sir we drown,  stop taking me over" (The Drowners); "She sells heart, she sells meat/Oh dad, she's driving me mad, come see" (Metal Mickey); "I see you're moving, see you're moving like wildlife from the waist" (Animal Lover). Não sei quantas vezes ouvi, por exemplo, "Pantomime Horse", uma das músicas mais tristes de sempre. Trinta e um anos depois (é hoje o aniversário do seu lançamento), continua a ser um álbum com vitalidade, força e de uma contemporaneidade desarmante.

Sem comentários: