50 livros que os meus amigos devem ler para ficarem a conhecer melhor a minha pessoa e confirmarem que me armo ao pingarelho (20)



O primeiro contacto que tive com este grande escritor foi através do livro Ham on Rye de Bukowski. Sempre gostei de chegar a livros através de outros livros. Quando comprei esta edição (que é muito má, pois tem uma letra muito pequenina e o espaço entre linhas é quase inexistente) ainda não existia a tradução na Cavalo de Ferro. Dizem que é, talvez, o melhor livro de Hamsun. Eu, até agora, gostei de todos os que li dele. Há quem diga que é um escritor datado e que não entusiasma. O melhor elogio que li a Hamsun veio de Thomas Bernhard: «Durante décadas as pessoas não lêem o Hamsun e depois ele volta. Isso passa-se com todas as pessoas. Mas está com certeza, com toda a certeza, escrito conscientemente de uma forma que ainda daqui a cem anos se pode ler.». Acho que diz tudo. Mas o melhor é mesmo ler.

Sem comentários: