(...)


Como responsável pela Medula decidi não publicar originais que mais tarde foram publicados noutras editoras. Já aconteceu várias vezes e não me refiro à chamada vanity press, onde o autor paga o seu próprio livro: refiro-me a editoras independentes e, até, editoras de grandes grupos editoriais (daqueles que "regulam" o tão famigerado "mercado"). Essa situação levou-me a questionar a minha capacidade crítica enquanto leitor e a minha capacidade crítica enquanto "editor" (e sim: as aspas aqui são mesmo necessárias), mesmo sabendo que é assim: uns gostam mais de peixe grelhado e outros de picanha. Mas a questão surgiu e tento, às vezes, encontrar respostas. E as respostas, essas, chegam na forma de um "pfffff". Sim: "pfffff". E como não penso na posteridade, nem tão-pouco numa placa com nome de rua ou busto em jardim, não estou preocupado em "comparar mitologias" no futuro.

Sem comentários: