Ainda não é tarde e Outros Poemas - António José Fernandes

     


     «Numa conversa telefónica com Isaque Ferreira fiquei a saber que tinha todos os exemplares de Notícias do Bloqueio. Num acto de generosidade digitalizou os poemas de António José Fernandes incluídos nessa revista, mas também aqueles publicados nas revistas Cadernos do Meio-Dia e Bandarra. Sem a boa vontade do Isaque este livro ficaria muito mais pobre e incompleto.
     Não posso deixar também de referir, em jeito de agradecimento, a ajuda prestada por Ricardo Marques no encaminhamento e orientação na pesquisa por mim efectuada na Biblioteca Nacional, bem como pela ponte estabelecida com o Professor Fernando J. B. Martinho, que num e-mail generoso me deu a conhecer a sua admiração por António José Fernandes. Aos dois o meu muito obrigado.
    Por último uma palavra de agradecimento a Henrique Manuel Bento Fialho e Rui Almeida, que dispensaram algum do seu tempo na procura de informação que me pudesse valer na concretização deste livro, pois como escreveu António José Fernandes: «As mãos fraternas estudam a fuga dos cárceres e traçam nos mapas meridianos de esperança».»

in "Introdução" em António José Fernandes, Ainda não é tarde e Outros Poemas, s.l.: Medula, 2021, pp. 12-13.


Sem comentários: