Um poema de John Clare


Transgredir

Eu temia andar por onde não havia caminho
e caminhava a passo prudente os trilhos do prado
e sempre me virava para olhar cautelosamente
e sempre temia o dono a aparecer subitamente;
No entanto, todos os sítios onde eu tinha ido
pareciam tão bonitos que continuei a aventurar-me
e quando segui pela estrada onde todos são livres
imaginava que todo o estranho me franzia a testa
e todo o olhar gentil parecia admoestar
"Andou a transgredir hoje ao caminhar."
Andei sempre a pensar, com o dia tão agradável,
como seria bom se este lugar me pertencesse;
Mas, não possuindo nada, nuca me sinto sozinho
mesmo usando o de outrem como meu pertence.


em Três bucólicos ingleses: John Clare, Thomas Hardy, Edward Thomas, selecção e tradução de Ricardo Marques, s.l.: Elysium, 2020, p. 49.

Sem comentários: