Iniciativa dos Comuns

 


Dos conflitos travados a partir do chão de fábrica às assembleias de trabalhadores, das concentrações nas empresas às grandes manifestações sindicais, da raiva pessoal à organização coletiva do protesto, o TRABALHO é um elemento central na produção de desigualdade tanto aqui, como no resto do mundo. O TRABALHO é, também, um campo fundamental onde radicam a resistência popular, a crítica e a alternativa ao desenvolvimento do capitalismo. 

A Iniciativa dos Comuns organizará assembleias periódicas em torno de experiências de luta laboral desenvolvidas em diferentes sectores – da agricultura intensiva às grandes cadeias de logística, distribuição e venda, da indústria à educação, da saúde aos transportes metropolitanos, das pequenas e médias empresas à cultura intermitente e aos trabalhos informais. 

A primeira reunião desta assembleia permanente terá lugar já no dia 24 de junho, às 19h00, na BOTA - Base Organizada da Toca das Artes (Largo de Santa Bárbara 3D, Anjos), em Lisboa. A assembleia conta com três breves iniciais de pessoas envolvidas em lutas laborais em contextos tão diversos como as plataformas digitais, as universidades ou os call centers. A assembleia é aberta à participação de todos os interessados.

Intervenções iniciais de Ana Ferreira (investigadora universitária e sindicalista), Nuno Rodrigues (ex-estafeta na Glovo) e Daniel Negrão (membro do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e das Telecomunicações).


Sem comentários: