Alunos do 2º ciclo (5º ano)
Depois da actividade "Baralha e volta a dar", onde os alunos foram convidados a criar frases a partir de estruturas já estabelecidas, foi a vez da actividade "Porque-Porque", onde os alunos escreveram perguntas e respostas começadas por Porque. De seguida foram convidados a fazer a sua pergunta a um colega e ouvir a resposta. A título de exemplo: "Porque gostas de chocolate? Porque os macacos andam pelas árvores e não pelo chão.".
Alunos 3º ciclo (9º ano)
Antes de os alunos chegarem a mesa já estava posta. Foram convidados a ler poemas em voz alta para desentorpecer. De seguida houve uma pequena introdução ao haiku, destacando-se a questão da economia de palavras e da sua importância no texto poético. A primeira actividade: escrever haikus a partir de recortes de jornais. Foram criados haikus bastantes interessantes: País à venda/sem salário/Capitalismo amigo; Frente à água/a criança/abre o mundo. A última tarefa consistia em escrever um poema, tendo por base uma estrutura definida (número de estrofes, versos e palavras previamente inseridas no poema). Os resultados foram bastante promissores.
Sem comentários:
Enviar um comentário