Versões: Tadeusz Różewicz


Os meus lábios


O dia está a terminar
Termina com o jantar
lavar os dentes
um beijo
e deixar tudo arrumado

foi um dia
entre muitos outros preciosos dias
que nunca se repetem

O que me aconteceu

Passou e andou
entre a manhã e a noite
como o dia anterior

Oh meu dia
meu mais que tudo
o que fiz
o que fiz

Talvez deva
sair pela manhã
regressar à tarde
repetir alguns gestos
pôr as coisas em dia

Oh meu dia
o mais belo diamante do mundo
torre de marfim
baleia azul
lágrima nos meus olhos

Oh os meus obscuros pensamentos
quando estou em pé com as mãos nos bolsos
e vejo através de colunas cinzentas de chuva
o plátano ficar dourado

Os meus lábios
que falaram
a verdade mentiram
mecanicamente afirmaram
negaram mendigaram
gritaram sussurraram
choraram e riram

Os meus lábios
formando entre
eles inúmeras
palavras ditas


Tadeusz Różewicz, «My Lips», Selected Poems, traduzido do Polaco por Adam Czerniawski, London: Seven Books, 1994, pp. 39 e 41.

Sem comentários: