Discos (206)




Em 1962 a Guerra Colonial ia no seu segundo ano. A NATO fechava os olhos às armas que lá eram utilizadas por nós. Tudo era permitido, desde que os comunistas fossem derrotados. Tive tios que combateram na Guerra. A maior parte deles não fala no assunto. Um dia aconteceu ser o meu vigésimo terceiro aniversário. Tocaram à campainha e era o Senhor Gilberto, carteiro de profissão, com uma encomenda para mim (uma prenda da namorada daquela altura). Convidei-o a entrar e a beber um copo ― faço anos ― quantos são? — vinte e três ― sabes onde estava eu no dia em que fiz vinte e três anos? — não ― num lugar qualquer em Angola, no meio do mato, numa emboscada. Eu fiquei de olhos bem abertos até ― então esse copo vem ou não vem? — e disse-o com um sorriso no rosto. Servi dois. Bebemos em silêncio.

Sem comentários: