Versões: John Berryman



14

A vida, meus amigos, é aborrecida. Não devemos dizer isso.
No entanto, o céu brilha, o grande mar suspira,
nós próprios brilhamos e suspiramos,
e além disso a minha mãe disse-me quando era pequeno
(repetidas vezes) “Confessar o teu aborrecimento
significa que não tens

Ambição”. Concluo agora que não tenho
ambição, porque estou mesmo muito aborrecido.
As pessoas aborrecem-me,
a literatura aborrece-me, principalmente a grande literatura,
o Henry aborrece-me, com os seus problemas & cólicas
os seus tendões de Aquiles,

pois gosta de pessoas e de arte, que me aborrecem.
E os calmos montes, & o gin, são um engano
e de alguma maneira um cão
arrastou-se a si & à sua cauda para bem longe
para as montanhas ou mar ou céu, deixando
para trás: a mim, trocista.


John Berryman, «14», em The Dream Songs, introdução de W.S. Merwin, New York: Farrar, Straus and Giroux, 2007. p. 16.

Sem comentários: