(...)


Durante algum tempo questionei-me sobre a hipótese da “moderação” dos comentários, aqui no blogue. Não o fiz por três razões:

1.       Acredito que os comentários nos blogues são um espaço privilegiado de diálogo: dos leitores com o autor dos textos; e dos leitores com outros leitores. No entanto, o conteúdo dos comentários é da responsabilidade dos autores dos mesmos, mas também da minha responsabilidade, pois sou eu que faço a “gestão” deste espaço;
2.       Poderia restringir os comentários a pessoas com conta no Blogger ou no Gmail. Decidi não fazê-lo;
3.       A moderação de comentários não me livraria de insultos à minha pessoa ou a terceiros, pois implica a leitura dos mesmos para posteriormente os moderar.

Acredito na Liberdade. Contudo, sou apologista do seguinte: quanto maior é a Liberdade maior é a Responsabilidade. É claro que não sou perfeito neste ponto. Nem pretendo atingir a perfeição. Mas procuro todos os dias ir, sempre, de encontro a este pensamento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Manuel, se isso tem que ver com a minha observação, peço desculpa pelo sucedido, mas, de facto, ia jurar que o post tinha desaparecido, o que, confesso, até me surpreendeu vindo de sim. Mais uma vez, desculpe.

Cumprimentos

(anónimo «bem educado»)

Anónimo disse...

si*