Um post tardio ou o primeiro do dia


Acabei de chegar do cinema. Fui ver o último do Tom Hanks. Gostei. Uma comédia romântica à boa maneira das comédias românticas. Uma pessoa vê a Julia Roberts e pensa que os anos não passam por ela. Mas basta rever o Pretty Woman e pensamos logo de maneira diferente. Antes de ir ao cinema fui a uma livraria. Trouxe o meu primeiro D.H. Lawrence e o meu quinto Knut Hamsun. Do primeiro: Lady Chatterley's Lover. Do segundo: Growth of the Soil. Enquanto a Cavalo de Ferro não aparece com mais nenhum de Hamsun, eu lá me vou entretendo com as traduções inglesas, pois ainda não domino o norueguês. O livro de Lawrence prendeu-me pela primeira frase. É claro que já a tinha lido em português, nessa bonita edição da Relógio D'Água: «Ours is essentially a tragic age, so we refuse to take it tragically.». E por aí em diante. É, sem dúvida, uma grande primeira frase. Uma boa maneira de começar um livro. A primeira frase de Hamsun também não é má: «The long, long road over the moors and up into the forest — who trod it into being first of all?». 

2 comentários:

P. disse...

Do Hamsun não será "Growth of the soil"?

manuel a. domingos disse...

é isso é! obrigado!
as letras da capa trocaram-me as voltas. SOIL passou a SOUL... curioso