Sinceramente não sei se faço aquilo que digo e se digo aquilo que faço. É difícil. Tento ser honesto, lá isso tento. Humilde, não sei. É um discurso que me irrita: o da humildade. É como os jogadores de futebol: temos de ser humildes. É recorrente. Irrita-me. A humildade, e todo o seu discurso, é mais um mecanismo de opressão. Explico: ninguém pode dizer que é bom quando é realmente bom. Não. Tem de ser humilde. A humildade sempre foi vista como característica de quem é sábio. Os verdadeiros sábios, aprendemos logo de pequeninos, são humildes. Quanto a mim o verdadeiro sábio é aquele que se cala quando sabe que nada há mais a dizer, para não cair no ridículo. Qual é, afinal, a humildade em se declarar humilde?
Nota: a foto que ilustra este post foi encontrada no Google depois de pesquisar a palavra “humildade”. Alguém, na internet, lembrou-se de dizer que estas são as “verdadeiras sandálias da humildade”. Arre! Como é que alguém pode dizer isso? Caramba! Gostava de ver essa pessoa usar humildemente estas "sandálias".
2 comentários:
"ganda" posta, manel. é isso mesmo.
Opotuníssimo,Manuel!
Também eu gostava de os ver experimentar tal«humildade»...Mas, como cantava o Brel, «le ptemps ne fait rien à l'affaire/quand on est cin, on est con...»
Enviar um comentário