Não sabia (e quantas coisas eu não sei!) que Elizabeth Bishop era uma admiradora da língua Portuguesa, chegando mesmo a traduzir para a língua Inglesa poemas de Manuel Bandeira, Joaquim Cardozo, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. E no seu livro Questions of Travel (1965) a epígrafe de abertura é de Camões: «Ó dar-vos quanto tenho e quanto posso, / Que quanto mais vos pago, mais vos devo.».
2 comentários:
Caro Manuel, a Bishop viveu no Rio de Janeiro durante quinze anos, de 1951 a 1966, porque foi amante da paisagista brasileira Maria Carlota de Macedo Soares (a urbanista do Aterro do Flamengo), mais conhecida por Lota. Conviveu de perto com o milieu literário carioca, o que explica as traduções e a antologia «An Anthology of Twentieth Century Brazilian Poetry», publicada em 1972.
Caro Eduardo,
depois de publicar este texto fiz uma pequena pesquisa na net, e fiquei a saber isso que o Eduardo refere.
Quando comprei o livro através da Amazon, comprei-o "às cegas", pois só conhecia um ou dois poemas de Bishop. Quando abri o livro fiquei admirado com a epígrafe de Camões e com as traduções.
Grato pelo comentário e pela visita
Enviar um comentário