Recebi ontem mensagem de um amigo: na próxima quarta-feira faz dez anos que acabámos o curso. Dez anos. Há dez anos acabei o curso. Há nove que dou aulas (não me atrevo a dizer que sou professor, pois ainda não entrei na carreira). Depois de terminar o curso estive um ano desempregado, sem colocação. Na altura ainda eram os mini-concursos: podíamos concorrer a todos os distritos do país, mas nos final só podíamos optar por um. Optei pelo distrito da Guarda. A namorada na altura era finalista. Quis ficar perto dela. Terminámos três meses depois. Uma ex-professora do Liceu deu-me a mão. Comecei a dar explicações numa instituição em Manteigas. Ganhava 1.000 escudos à hora, sete horas por semana. Tive um projecto de contar histórias aos meninos de primeiro ciclo. Alguns deles ainda hoje me falam. Fui recenseador do Censos 2001. Ganhei mais algum dinheiro. Fiz mais alguns biscates. Mais algum dinheiro. No ano lectivo 2001/2002 consegui, finalmente, colocação. Livre de namorada concorri para o distrito de Coimbra. Fiquei colocado na Pampilhosa da Serra. Tive bons colegas: a Marta, o Luís, o António, o Filipe, o João Paulo e um outro colega porreiro, mas que agora não me lembra o nome. Ano 2002/2003 fiquei colocado em Tábua. Novos colegas: o Armindo, o Francisco, a Carla (que ainda hoje me acompanha). Ano 2003/2004 é o famoso ano das colocações à David Justino. Fui parar a Silves com um horário de 11 horas em Novembro. Ensino recorrente nocturno. Conheci dois bons amigos: António Baeta e Manuel Ramos. Ano 2004/2005 é Miranda do Corvo. Ano 2005/2006 é o ano do Estabelecimento Prisional de Caxias. Lembro-me de alguns reclusos, em particular de um russo, de vários sul-americanos e de um bom colega: Abel Arez. Ano 2006/2007 fiquei na Figueira da Foz. Ano 2007/2008 foi o ano da Benedita, onde conheci o Paulo Costa e a Soledade Santos e o Melo. Ano 2008/2009 é o ano das duas escolas: Alapraia e S. Teotónio. O Eurico é um bom companheiro de S. Teotónio. E, finalmente, o ano de 2009/2010. É o ano de Coruche. Um dia ainda vos falo dele.
4 comentários:
Podes vir com desculpas que é vida de professor (ou semi-professor ainda não entras-te na carreira) mas a verdade é que tu andas de um lado para o outro porque ninguém te atura :) És a chamada Maria vai com todos :)
Aquele Abraço
Também ando nas lides do "ensino/ aprendizagem". Há mais uns anitos. Passo por aqui de vez em quando. E gosto. Mas o que me fez hoje dizer alguma coisa é que o texto fala 2 amigos comuns, o Manel e o Baeta, e de Coruche onde dei aulas no ano (?) em que o Mário Soares ganhou a segunda volta das eleições presidenciais.
abraço.
Um abraço, Manel. Espero que esse zig-zag acabe rápidamente. Notícias: o Melo reformou-se em Agosto. Hoje fizemos um inter-turmas de Ténis - ele estava ligado à modalidade - e denominamo-lo pomposamente "Taça Victor Melo". Veio cá entregar os troféus. Voltou a correr para os netos. Agora somos 4 em EF. Chegámos a ser 8!!! Bom, acho que não queres um relatório. Outro abraço,
Paulo Costa
Eu também tenho saudades e muito boas recordações daquela imensas horas de almoço na cantina da prisão, a falar de tudo e de nada, do sol no pátio e do prazer de prolongar aquele momentos.
Um grande abraço!
Enviar um comentário