Ministério Público proíbe sátira ao Magalhães no Carnaval de Torres Vedras
O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, foi surpreendido ao início da tarde com um fax do Ministério Público no qual era dado um prazo à autarquia para retirar o conteúdo sobre o computador Magalhães, que fazia parte do "Monumento", onde apareciam mulheres nuas. “Achamos que pela primeira vez após o 25 de Abril temos um acto de censura aos conteúdos do Carnaval de Torres”, lamentou o responsável, em declarações à Antena 1.
“Fomos surpreendidos agora cerca da uma hora com um fax do Ministério Público assinado pela senhora delegada do 1º juízo, a qual nos dá um prazo até às 15h30 para retirar o conteúdo do computador Magalhães”, explicou o autarca, citado pela mesma fonte. Carlos Miguel acrescentou que “o que existe é uma sátira ao computador Magalhães com um autocolante que se pressupõe que seja o ecrã”, pelo que não entende o pedido para o retirarem do Carnaval e entregaram mais tarde ao tribunal judicial.
O Carnaval de Torres Vedras, um dos mais antigos e que atrai mais visitantes e turistas em Portugal, é célebre pela sátira social e política que representa nos carros alegóricos. O corso nocturno, concurso de mascarados e muita música são algumas das ofertas originais desta festa que continua a ser o cartão-de-visita do concelho.
O Magalhães, que faz parte da iniciativa e-escolinha, é um computador portátil que está a ser disponibilizado, ainda que com atrasos significativos, aos alunos do primeiro ao sexto ano por um custo que varia entre os zero e os 50 euros. O acesso à Internet é uma possibilidade para os compradores deste produto.
via Público
3 comentários:
é mesmo censura.
Censura ou ma boa forma de promover o carnaval de Torres Vedras?
Hoje, a "Censura às imagens do Magalhães", foi notícia em todos os canais televisivos e continua agora nos diversos blogues deste País.
Publicidade de borla.
Os organizadores do carnaval, já endereçaram uma carta de agradecimento ao M.P. daquela cidade, pela ajuda na promoção do evento.
Apesar de tudo, prefiro o Carnaval de Buarcos - Figueira da Foz, ficando desde já oconvite a todos os que seguem este blogue.
Não se irão arrepender, assim o tempo ajude.
caro a. pedro ribeiro: masi que censura, é estupidez. abraço
caro rgs: não acredito que seja promoção. isso seria ainda pior, brincarem com a justiça para promover algo. quanto ao carnaval: vou estar por Manteigas. abraço
Enviar um comentário