Chego à sala dos professores e encontro um desdobrável da Aliança Portuguesa Contra a Depressão. É claro que a primeira coisa que faço é rir, pois não deixa de ser irónica a situação, tendo em conta o ambiente que se vive nas escolas. Depois passo os olhos pelo desdobrável: Os Sintomas da Depressão. Sempre me considerei uma pessoa deprimente, no verdadeiro sentido da palavra, e deprimida. 1) Sensação de abatimento (ando bastante cansado), tristeza (claro! lá podia escrever à merda de poesia que escrevo se não fosse uma pessoa triste), ansiedade (a merda do objectivos individuais não me deixam em paz, e o P(rojecto)C(urricular)T(urma) e mais umas merdas) e preocupações (porra! isso é coisa que não falta); 2) Perda de interesse (às vezes); 3) Sensação de perda de força e energia, especialmente de manhã com melhoria ao longo do dia (quem é que não tem isso? o pior é que eu nem ao longo do dia, por isso devo ser um caso perdido); Lentidão no pensamento e na acção, ou pelo contrário, forte agitação interior (e não podem ser as duas juntas? é que eu sou muito lento a pensar, mas ando sempre numa grande agitação interior, a matutar tudo aquilo que ainda tenho que fazer, como resolver a merda da vida que anda cada vez pior); 5) Pensamentos recorrentes acerca dos próprios erros, das suas limitações ou dificuldades, ou de sentimentos de culpa (e quem é que não tem isto? só um autómato); 6) Perda de apetite e perda de peso (isso queria eu!), ou pelo contrário, forte aumento do apetite e aumento de peso (ora porra!); 7) Alterações de sono (claro! com tanta preocupação querem o quê? milagres?); 8) Dificuldade de concentração e incapacidade em tomar decisões (é um facto consumado); 9) Sentimentos de inferioridade, de baixo valor, perda da auto-estima (mas isso desde a adolescência, quando vi gajos feios ficarem com as gajas boas, só pelo facto de serem gadelhudos e dizerem que gostavam de Metallica); 10) Pensamentos sobre a morte e sentido da vida (quem é que não tem? porra!) e tendências suicidas (contam as bebedeiras?).
3 comentários:
Eu também acho que reúno os critérios todos. Toda a gente que conheço também reúne, de facto, quase todos os critérios. Está tudo perdido ou sou eu que ando com más companhias?
Gostava muito de ser como o tipo da Beleza Americana, que vê um saco de plástico a esvoaçar com o vento e diz aquela famosa frase "há tanta beleza no mundo que às vezes acho que não aguento".
O meu problema é que não aguento mesmo.
Cuidem-se alunos!
Os "profs." andam todos deprimidos.
concluindo: a tua vida é um
efeito secundário.
Enviar um comentário