Calendário

 


Cheguei ao nome de Franco "Bifo" Berardi através de Mark Fisher, pois o nome de Berardi é várias vezes citado em "Fantasmas da minha vida". "Crónicas da Psicodeflacção" (tradução de Nuno Leão, Tigre de Papel , 2020) é um conjunto de crónicas, em forma de diário , escritas durante a pandemia (entre Fevereiro e Maio de 2020) e publicadas online. Vou na página 59 e retive algumas ideias, como esta que agora partilho convosco e que levou a uma posterior reflexão da minha parte:
(...) o neoliberalismo, para ir ao encontro da fúria etnonacionalista, precisa de aperfeiçoar o processo total de abstracção da vida. O vírus obriga toda a gente a ficar em casa, mas a mercadoria continua a circular. O controle biopolítico das populações e as restrições à mobilidade auxiliam o tecnocapitalismo a superar qualquer resistência por parte da sociedade. (p. 26)
Em última análise, a pandemia foi o melhor que poderia ter acontecido ao Capitalismo, com o aumento das fronteiras fortificadas, acabando com a livre circulação de pessoas, mas nunca permitindo que o fluxo de mercadorias, bens e capital seja interrompido. E todos nós sabemos, hoje, que foi o que aconteceu e que, na verdade, continua a acontecer com a Guerra da Ucrânia: há restrições e pacotes de sanções contra a Russia, mas o fluxo de capital nunca esteve realmente em causa e isso é, cada vez mais, claro como a água.

Sem comentários: