Década decisiva - Anabela Fino

in Avante!, 3 de Novembro 2022


A nova «Es­tra­tégia de De­fesa Na­ci­onal» dos EUA, di­vul­gada há dias, afinal é velha. Num do­cu­mento de 48 pá­ginas os EUA ar­rogam-se o di­reito de di­rigir o pla­neta, como consta no texto de aber­tura apre­sen­tado por Biden: «Na me­dida em que o mundo con­tinua à mercê dos im­pactos per­sis­tentes da pan­demia e in­cer­teza eco­nó­mica global, não há nação me­lhor po­si­ci­o­nada para li­derar com força e pro­pó­sito do que os Es­tados Unidos da Amé­rica».

Sem sur­presa, a es­tra­tégia da li­de­rança auto-as­su­mida aponta a China como o «de­safio ge­o­po­lí­tico mais im­por­tante da Amé­rica», pois em­bora Washington con­si­dere que a Rússia re­pre­senta uma «ameaça ime­diata e con­tínua à ordem de se­gu­rança re­gi­onal na Eu­ropa», opina que ca­rece das «ca­pa­ci­dades de todo o es­pectro da Re­pú­blica Po­pular da China».

Se­gundo Jake Sul­livan, con­se­lheiro de Se­gu­rança Na­ci­onal, a «pre­missa fun­da­mental da es­tra­tégia é que en­tramos numa dé­cada de­ci­siva em re­lação a dois de­sa­fios es­tra­té­gicos fun­da­men­tais. A pri­meira é a com­pe­tição entre as grandes po­tên­cias para moldar o fu­turo da ordem in­ter­na­ci­onal. E a se­gunda é que, en­quanto essa com­pe­tição está em an­da­mento, pre­ci­samos lidar com um con­junto de de­sa­fios trans­na­ci­o­nais que afectam as pes­soas em todo o lado».

Está dado o mote. Num do­cu­mento onde os EUA re­a­firmam o di­reito de in­tervir por todos os meios seja onde for que os seus in­te­resses sejam postos em causa, o grande dedo acu­sador do «tio Sam» aponta os ini­migos da pró­xima dé­cada: China, Rússia e quem se atreva a segui-los.

Es­cu­sado será dizer que nin­guém dos po­deres ins­ti­tuídos se es­can­da­lizou. Chamam a isto de­mo­cracia, e ainda se es­pantam que a ex­trema-di­reita vá to­mando conta da ocor­rência. O que está a su­ceder na Eu­ropa é apenas um pro­núncio do que po­derá ser o ce­nário dan­tesco da pró­xima dé­cada, se nada for feito pela paz.

Sem comentários: