(...)


As idas a Manteigas são-me cada vez mais penosas. Sinto que passo a maior parte do tempo nas viagens. Saio de Lisboa sexta-feira às dezoito e trinta minutos. O trânsito, a essa hora e na segunda circular, costuma estar caótico. Esta sexta-feira passada, por exemplo, demorei cinquenta minutos da minha casa às portagens da A1. Isso implicou chegar a Manteigas por volta das dez e meia da noite. Foi chegar, comer uma sopa, fazer um pouco de sala e ir para a cama. E depois no Domingo foi o regresso. Cheguei a casa por volta das oito da noite. A verdade é que passo, apenas, um dia completo em Manteigas. E Domingo à noite estou estourado (fazer 650km num fim-de-semana já não é para mim). Na rua cruzei-me com um amigo que não via há muito. Perguntou "ainda sabes o caminho para cá?". Rimos os dois e respondi "uma vez por mês". E não pode ser de outro maneira, tendo em conta o preço actual dos combustíveis. Para não falar nas portagens. Transportes públicos? Fora de questão? Porquê? Porque ficaria mais caro, tendo em conta que teria de apanhar o comboio para a Covilhã e depois um táxi para Manteigas, pois há hora de chegada do comboio já não há "carreira" para Manteigas e uma viagem de táxi fica em quarenta euros (multiplicado por duas viagens: oitenta). Assim, uma viagem para Manteigas utilizando transportes públicos rondaria os 180 euros (100 euros de comboio + 80 euros de táxi). E é isto.

Sem comentários: