(...)



Venho dum desses lugares designado, por muitos, de Portugal profundo ou país real. E, durante muito tempo, também era assim que eu pensava: vivia, sem dúvida, no Portugal profundo (porque estava longe de tudo o que via na televisão); e no país real (pois tudo o resto me parecia uma espécie de ficção, tendo em conta aquilo que chegava, novamente, através da televisão). Mais tarde estes dois termos começaram a complicar-me com os nervos. Agora: não os suporto e considero-os de um paternalismo insuportável. Mas, o que mais me enerva, é o discurso sobre o “repovoamento do interior” e balelas dessas. E enerva-me porque, a maior parte das vezes, esse discurso é proferido por gente que deixou esse mesmo interior vetado ao abandono durante anos (e que agora considera uma prioridade); e por outros que o abandonaram mesmo (e falo do ponto de vista físico), mas que agora estão muito preocupados com as suas raízes e as tretas do costume. E nem venham com a conversa da qualidade de vida. O que é isso da qualidade de vida? Como se mede? Quais são os critérios? Tudo tretas.

Sem comentários: