Vale a Pena, Encontro de Autores Regionais


Em pleno século XXI, o que define um autor regional? Será aquele que só escreve sobre a sua região? Será aquele que só escreve sobre o ribeiro da vila? Será Aquilino Ribeiro um autor regional? Será Ana Teresa Pereira uma autora regional da Madeira? Será António Lobo Antunes um autor regional da região de Lisboa? E Gonçalo M. Tavares? O que é, afinal, um autor regional?

Isto tudo para chegar a este ponto: recebi hoje um convite da Câmara Municipal de Tarouca para um encontro de Autores Regionais: “Vale a Pena, Encontro de Autores Regionais”. O convite foi feito pela Secretária do evento, que está encarreguada, pelo Presidente da Câmara, de o fazer. O grande objectivo do encontro é, e cito, «dar lugar, vez e voz aos Autores Regionais». Respondi ao convite dizendo que existe, de certeza, um engano, pois não sou natural da região de Tarouca (e mesmo que fosse: isso faria de mim um autor regional?). A resposta foi pronta, e cito, «Informo que o Encontro se destina aos Autores Regionais de todo o País.». E agora é que fiquei realmente confundido. Então é um encontro de Autores Regionais de todo o País? Assim sendo, não serão eles autores nacionais oriundos de diferentes regiões? Ou continuam apenas a ser Autores Regionais?

Este género de iniciativas irritam-me solenemente. Uma coisa, quanto a mim, é organizar um encontro de escritores naturais de uma determinada região. Isso é algo completamente diferente. Agora aquilo que a Câmara Municipal de Tarouca quer promover é algo sem pés nem cabeça, uma espécie de jogos florais, uma espécie de milho aos pombos (“autores regionais”) que coitadinhos não conseguem ter lugar, vez e voz. No entanto, no convite é dito: «Este evento inédito tem o objetivo de reunir os Autores que vão editando as suas obras, guiados por sentimentos profundos de ligação à literatura e à terra.». Desculpe? Poderia repetir?

Como chegou a Câmara Municipal de Tarouca até mim? A resposta: «V. Exª. foi-nos identificado e indicado pelos serviços da Cultura da Câmara Municipal do S/ concelho, com intervenção direta do Presidente».


E é isto.

Sem comentários: