(...)


9.

Comigo me desavim,
sou posto em todo perigo;
não posso viver comigo
nem posso fugir de mim.

Com dor, da gente fugia,
antes que esta assi crecesse;
agora já fugiria
de mim, se de mim pudesse.
Que meo espero ou que fim
de vão trabalho que sigo,
pois que trago a mim comigo,
tamanho imigo de mim?

Sá de Miranda


Ao reler estes versos de Sá de Miranda, vieram à memória outros, mas de Adrian Borland, vocalista dos The Sound. E o paralelismo entre os dois poemas é, quanto a mim, óbvio. E não consigo evitar: imaginar Sá de Miranda em palco, com uma guitarra nas mãos. De facto, isto anda tudo ligado.


I can’t escape myself

So many feelings
Pent up in here
Left all alone, I'm with
The one I most fear.

I'm sick and I'm tired
Of reasoning;
Just want to break out,
Shake off this skin.

I, I can't
Escape myself.

All my problems
Loom larger than life
I can't swallow
Another slice.

Seems like my shadow
Mocks every stride.
I learn to live with
What's trapped inside?

Adrian Borland

Sem comentários: