50 livros que os meus amigos devem ler para ficarem a conhecer melhor a minha pessoa e confirmarem que me armo ao pingarelho (5)




É o primeiro livro de poesia que aparece na lista. Apesar da poesia ser essencial na minha vida (sei do risco que corro ao afirmar tal coisa), li mais romances, até hoje, do que livros de poesia. Na poesia comecei muito tarde. Fernando Assis Pacheco (jornalista) chegou até mim através do meu pai; Fernando Assis Pacheco (poeta) chegou através de um livro do Henrique Manuel Bento Fialho: Estórias Domésticas. O Henrique citava Assis Pacheco: «não tenho nada contra a poesia/mas é mais útil a limpeza a seco». Embora o primeiro livro que tenha comprado de Assis Pacheco tenha sido Variações em Sousa (Colecção Inimigo Rumor, 2004), foi em A Musa Irregular que encontrei esse poema que de quando em quando dispara na minha cabeça: Poeta no Supermercado. Não sei o que mais posso dizer sobre ele. Apenas que o leiam. E ao livro também.

Sem comentários: