(...)


Tenho um sonho: gostaria de um dia viver num qualquer país do norte da Europa. Mas tenho preferência pela Suécia ou pela Noruega. Mais pela Noruega. Eu sei que é moda toda a gente dizer que os países do norte da Europa é que são bons e essas coisas do costume. Eu gostaria de lá viver, gostaria de ter essa experiência: o frio, a neve, as paisagens, um certo sentido de comunidade que eles parecem ter (mas que não sei se realmente existe). Mas nasci num país com muito sol, pouco frio e que dizem ser de brandos costumes. Não me lembro de ter sido educado entre brandos costumes. Os meus pais inculcaram em mim sentido de justiça e de responsabilidade. Talvez não tenham consciência disso, mas foi o que fizeram. Justiça e responsabilidade doa a quem doer. Nem que seja ao próprio. É claro que tenho os meus podres, esqueletos no armário. E é claro que ir viver para a Suécia ou para a Noruega não iam resolver isso. Mas queria ter essa experiência, para depois poder dizer que sim, aquilo é bom; ou não, aquilo é só conversa.

1 comentário:

TPC disse...

Uma leitura para ponderar mudança? Talvez. Aqui: http://www.presseurop.eu/pt/content/article/1513821-euro-refugiados-tem-rececao-gelada