Kavafis

Dentro de momentos vou até Manteigas. Penso que é a primeira vez que vou para Manteigas num Domingo. Costuma ser o contrário: parto de lá ao Domingo. Regressar num dia que é suposto partir é um pouco estranho. Dou-me bem com coisas estranhas. Desde que não sejam muito. Como também me dou bem com a poesia de Kavafis. Levo-a. Pode ser que amanhã dê para ler alguns dos seus versos junto ao rio. Se estiver bom tempo ainda arrisco outro mergulho:


Não me manietei. Dei-me totalmente e fui.
Ao deleites, que metade reais,
metade volantes dentro da minha cabeça estavam,
fui para dentro da noite iluminada.
E bebi dos vinhos fortes, tal
como bebem os denodados do prazer.*


* Konstandinos Kavafis, «Fui», em Poemas e Prosas, tradução de Joaquim Manuel Magalhães e Nikos Pratsinis, Relógio D'Água, 1994, p.51.

Sem comentários: