É


Gostava de ser um pouco mais intelectual, mas não vejo muito cinema europeu, nomeadamente o francês e o russo. Apesar de um dia ter visto um filme russo muito, muito bom numa sessão especial no cinema Avenida em Coimbra. O filme chamava-se O Regresso e foi realizado por Andreï Zviaguintsev. É um filme com uma fotografia muito bela. De resto não suporto o cinema de Godard ou Truffaut. O cinema deles faz-me lembrar aqueles livros que é porreiro citar, mesmo que não se tenham lido, só porque fica bem. É.*




*termino assim em homenagem a este texto da Rita Faria.

5 comentários:

JB disse...

Eu adoro Godard e começo a gostar muito de Truffaut. Fica efectivamente porreiro citar, mas são efectivamente dois tipos óptimos (ou relevantes, vá, para ser mais correctinho), longe de serem apenas tipos que fica bem referir. Gostar ou não é outra conversa, e há que aceitar os «gostanços». Eu sou da paz, pelo que aceito!
Também gosto d'«O Regresso». Sabias que um dos miúdos morreu pouco tempo depois da filmagem do filme, no mesmo lago em que se passa o filme? É algo perturbador. De resto, é impressionante como o cinema russo é sempre visualmente maravilhoso, pelo menos o que eu vi (que não é muito, também)

Rita F. disse...

Obrigada. :)

Anónimo disse...

tão idiota e convencido

manuel a. domingos disse...

caro José: é, sem dúvida, perturbador.

cara Rita: de nada.

caro anónimo: muito obrigado pelo seu mui precioso comentário.

fique sabendo que esta semana já está ganha: um outro anónimo (ou será o mesmo?) chama-me ignorante. agora, V. Exª., chama-me idiota e convencido. quanto ao idiota: nada a fazer, sou e ponto final. quanto ao convencido: fique sabendo que já passei essa fase. explico: antes era convencido, passei a realista e agora sem que sou bom.

volte sempre.

com os melhores cumprimentos

CCF disse...

Godard e Truffaut são bem diferentes...e não me considerando uma intelectual (afinal, o que é isso?) acho que vale bem a pena vê-los. Especialmente o segundo, fez filmes belissímos. Do primeiro, mais interessante a ideia conceptual de transformação do cinema, do que propriamente cada filme. E há cineastas novos do cinema francês bem interessantes (ver festa do cinema francês) que infelizmente são arredados do cimema comercial.
~CC~