Duas pequenas notas e não volto mais a estes assuntos (5)


1. Se ligasse ao passado político de alguns escritores, teria que enviar para o papelão alguns dos livros que tenho em casa: Céline, Mishima, Pound, Cela, Larkin, entre outros. Em Portugal tivemos José Saramago a sanear nos idos de 75 (se não me falha a memória). Mesmo assim ele foi eleito Prémio Nobel e Portugal inteiro (e Espanha também) se orgulha dele. Ainda no outro dia, numa entrevista à TSF, Miguel Esteves Cardoso defendeu abertamente Paulo Portas. Isto vem a propósito da mais recente polémica em torno de Milan Kundera. Parece que o autor checo denunciou alguém aos comunistas, que por sinal era “espião” dos americanos. Aqui del-rei! o melhor é queimar os livros do homem! Muitos daqueles que agora falam contra Milan Kundera provavelmente andaram pelas barricadas no Maio de 68 ou a pintar murais a favor da libertação do camarada Arnaldo Matos. Mas agora são paladinos da moral, como se os seus telhados não fossem de vidro.

2. António Lobo Antunes merece, da minha parte, todo o respeito do mundo. Aprecio bastante alguns dos seus romances, nomeadamente aqueles que correspondem à fase inicial. Refiro-me a: Memória de Elefante, Os Cu de Judas, Fado Alexandrino, As Naus. Ofereceram-me ainda O que farei quando tudo arde? e comprei Boa tarde às coisas aqui em baixo. Considerei-os intragáveis, sem ponta por onde se pegue. Já as Crónicas: isso é outra conversa (alguns até dizem que é aí que se encontra o melhor do autor). De enfant terrible da literatura portuguesa, António Lobo Antunes passou a ícone nacional. Quem não lê: é inculto. Quem lê e não gosta: é parvo. Ainda não li nenhuma vez uma recensão crítica negativa a um dos seus últimos livros. Pergunto: mas já alguém leu, ultimamente, uma crítica negativa a algum livro de algum autor português? E se alguém leu: elas suplantam as críticas positivas?

4 comentários:

Anónimo disse...

o denunciar...implicou uma prisão de muitos anos...por pouco que se salvou da pena da morte.
MORTE AOS COMUNISTAS!

VIVA A DEMOCRACIA!

manuel a. domingos disse...

caro anónimo:

como é que alguém que dá vivas à Democracia pode gritar, também, morte aos comunistas? há aqui qualquer coisa que não bate certo, caro anónimo...

Anónimo disse...

muito atrasado....: o pedro mexia escreveu uma crítica ao penúltimo livro do Lobo Antunes, salvo erro, ao "O meu nome é Legião", no Ipsílon, em que, de 1a a 5o, deu 1a estrela.

manuel a. domingos disse...

obrigado pedro pela visita e pela informação. volte sempre