Mister Mouse ou A Metafísca do Terreiro - Philippe Delerm


Philippe Delerm (1950) talvez não seja um autor muito conhecido entre nós, apesar de estar incluído no Plano Nacional de Leitura e ter alguns livros publicados em Portugal, como por exemplo este Mister Mouse ou A Metafísica do Terreiro, editado pela Livrododia em 2007. É claro que pouca gente reparou nesta pequena pérola. Sim, Mister Mouse é uma pequena pérola.

Como o título indica Mister Mouse é um rato. Mas não é um rato como outro rato qualquer. Mister Mouse aprecia as pequenas e insignificantes coisas da vida: o sabor da cerveja, o conforto de um velho cadeirão, a sesta (apesar da sua natureza perversa), a preguiça, o fumar cachimbo, o doce prazer de nada fazer. Mister Mouse sou eu, como também és tu, como pode, sem qualquer problema, ser ele.

O livro está dividido em pequenos capítulos, com títulos tão fantásticos como: «Onde se vê que o nosso herói se espalha por vezes numa demagogia um pouco vã» ou «Onde a temperança e a volúpia mostram que sabem multiplicar-se para abolir o tempo». Muitos dos capítulos assemelham-se a pequenos contos independentes uns dos outros, mas com um fio condutor sempre presente e que conferem unidade ao conjunto.

A escrita de Philippe Delerm é leve, simples. No entanto, não se deve confundir essa leveza e essa simplicidade com uma escrita fácil e pouco interessante, onde poderão ser recorrentes banalidades tão em moda nos tempos que correm. Ao contrário de outros, Philippe Delerm não perde tempo com coisas que não merecem o tempo que se perde com elas. Aquilo que o autor nos oferece neste livro é uma pequena reflexão sobre a vida: nos tempos que correm ela é vivida rapidamente, sem prestarmos atenção às pequenas coisas, aquelas que realmente fazem a diferença. O autor explora esse outro lado: a beleza e o prazer das coisas simples.

Este livro poderá ser uma fábula dos tempos modernos, uma espécie de aviso em relação à vida que, muitas vezes, não temos tempo para viver.


Philippe Delerm, Mister Mouse ou A Metafísica do Terreiro, Torres Vedras: Livrododia, 2007, 153 pp. (tradução de Clotilde Simões do original: Mister Mouse ou La Méthaphysique du Terrier, Éditions du Rocher, 1994).

Sem comentários: