Ask the Dust - John Fante



«Bandini! I'm Arturo Bandini!!» foi o grito de guerra de Charles Bukowski durante algum tempo. Não fosse Charles Bukowski e John Fante (1909-1983) teria caído no esquecimento.

Filho de emigrantes italianos, autor de uma dúzia de livros, John Fante ganhou a vida, principalmente, como argumentista em Hollywood. São dele os argumentos de filmes como Walk on the Wild Side, Full of Life e The Reluctant Saint.

Ask the Dust faz parte da tetralogia dedicada a Arturo Bandini (alter ego de John Fante): Wait Until Spring, Bandini, The Road to Los Angeles, Dreams from Bunker Hill. John Fante caracterizou Ask the Dust como uma história estranha sobre uma linda rapariga mexicana «who somehow didn’t fit into modern life, took to marijuana, lost her mind, and wandered into the Mojave desert with a little Pekinese dog». Não deixam de ser curiosoas estas palavras de John Fante, pois deixam de lado a personagem principal de Ask the Dust: Arturo Bandini. Ou talvez não.

Arturo Bandini é um escritor que decide tentar a sua sorte em Los Angeles, longe da sua terra natal no Colorado. Vive em quase miséria num hotel, passando os dias a comer laranjas para matar a fome, agarrado a vários exemplares duma revista onde foi publicado um conto da sua autoria, e que distribui a todos os que encontra, autografando cada exemplar. A vida de Arturo Bandini, apesar de preenchida com o sonho do great american novel que vai escrever, é vazia. Arturo Bandini é um jovem que tenta a todo o custo crescer no meio dos conflitos e tensões de uma sociedade em permanente mutação, atormentado por um Deus que, até certo ponto, considera injusto, apesar da sua educação fortemente católica, tentando pertencer a um mundo que ainda não compreende. Até ao dia que encontra Camilla Lopez, uma jovem mexicana que trabalha num pequeno café junto ao seu hotel.

Deste encontro nasce a obsessão de Arturo Bandini por Camilla Lopez. Apesar de secretamente a amar, Arturo Bandini trata Camilla com desprezo, frieza. Mas ela é o motor de toda a sua escrita. Depois de a conhecer Arturo Bandini começa a escrever o tal romance que o irá tornar famoso e milionário. No entanto, o amor por Camilla não é correspondido e é, como já foi referido, uma obsessão. E, como todas obsessões, termina mal, pois Camilla enlouquece e Bandini desiste de ser escritor.

A escrita de John Fante é directa, minimal e não deixa ninguém indiferente. O seu mundo não é um mundo bom e justo, mas é, definitivamente, o nosso mundo. Charles Bukowski descreveu a escrita de John Fante como «written from the gut and the heart». E é isso mesmo aquilo que encontramos em Ask the Dust.


John Fante, Ask the Dust, New York: Harper Perennial, 2006, 165 pp.


Sem comentários: