Fim-de-semana
Este fim-de-semana visita rápida a Lisboa. Almoço num indiano no Martim Moniz. No Bairro Alto, na Rua da Rosa, encontrei uma pequena livraria (desconhecida para mim) que vende títulos da & etc. Ofereceram-me Ulisses já não mora aqui, de José Miguel Silva. Numa das paredes havia vários livros dentro de um caixilho. Entre eles encontrei Cobra de Herberto Hélder. Perguntei se estavam à venda. Disseram-me que não, que são primeiras e únicas edições esgotadas há algum tempo. Conversa puxa conversa e fiquei a saber que o livro Cobra tinha sido leiloado por 300 euros. Parece que o facto de Herberto Hélder não permitir a reedição dos seus livros ajuda. De entre todas as coisas capitalizáveis, nunca pensei que a poesia fosse uma delas.
8 comentários:
Caro Manuel, de facto é fantástico ver assim os livros da &etc todos uns ao lado dos outros.
Quanto a HH, acho q estás a fazer uma confusãozinha.
A obra de HH tem vindo a ser reeditada pela Assírio & Alvim: "Poesia Toda", "Ou o Poema Contínuo", "Photomaton & Vox" e "Os Passos em Volta"; bem como os três livros de versões: "Poemas Ameríndios", "Doze Nós Numa Corda" e "Ouolof" (podes ver aqui: http://www.assirio.com/autor.php?i=H&id=1271 )
Acontece é q as edições isoladas de cada livro, na sua maior parte (ou mesmo todas), foram edições únicas. Além disso, a &etc tem a regra rigorosíssima, só quebrada uma vez por razões ultra especiais, de não reeditar.
caro Rui,
de facto é fantástico.
quando me referi a HH não deixar reeditar os seus livros referia-me aos livros de poesia como edições isoladas, e não em volume (como acontece com o Poesia Toda).
E não sabia da regra rigorosa da &etc!
obrigado pelo comentário
A regra foi quebrada duas vezes: com "O Bispo de Beja" e Luís Amaro.
obrigado!
Não, Henrique... Com o Luís Amaro o VST editou a reunião de obras q já tinham sido publicadas antes noutras editoras, como já tinha feito com Judith Teixeira e com Luís Pignatelli (não me lembro agora se com outros).
Com o "Bispo de Beja" foi diferente: foi fazer uma 2ª edição de uma obra saída antes na &etc.
Na realidade, trata-se de uma segunda edição do «Diário Íntimo». A primeira é de 1975. Só que, de facto, não saiu na &etc, mas sim nas Iniciativas Editoriais. Fica a nota, com o agradecimento ao Rui pela correcção. Nesse caso, a única excepção de um livro publicado pela &etc duas vezes é mesmo «O Bispo de Beja», que foi, aliás, o único livro proíbido em Portugal depois do 25 de Abril. (já não me recordo se o «Mein Kampf» não terá também sido proíbido)
Boa noite
Desculpe a audácia. há anos que procuro ulisses já nao mora aqui, ponderaria vender a sua cópia?
obrigado e cumprimentos
miguel
caríssimo Miguel:
o livro em questão não está disponível para venda.
cumprimentos
Enviar um comentário