Indignar-me é o meu signo diário (30)



Segundo notícias da Antena 1 muitos refugiados ucranianos acolhidos no Algarve estão agora a ser convidados a deixarem as habitações com a justificação de que estas terão que ser usadas com fins turísticos.

Os refugiados enfrentam neste momento a falta de respostas para a sua situação. À chegada a Portugal foram alertados que iam para situações de alojamento temporárias, mas não existindo uma alternativa, a porta da rua não deve ser a solução.
 
Há dias em Audição requerida pelo Grupo Parlamentar do PCP sobre acolhimento e integração de refugiados no País o Governo afirmava que “Portugal era saudado pelas várias instâncias internacionais (…) pela forma como temos sabido integrar aqueles que procuram Portugal como uma nova oportunidade para viver”. Nessa mesma audição o PCP questionou o governo exactamente sobre situações em que proprietários cederam habitações para os refugiados, mas cuja disponibilidade se esgotou e como estariam a ser acauteladas essas situações. A resposta da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares foi de que o governo não se desresponsabilizava nesses casos e de que estariam a ser acauteladas soluções.

A verdade é que, chegados ao dia de hoje, há pessoas em situação de fragilidade que não têm a situação do alojamento acautelada.

Sem comentários: