Michel Serres


Se apenas amamos a luta e a competição, como criar? Aí é que está a questão. Tão longamente procurado, o segredo da criação é o mesmo que o do universal, tão longamente buscado. Os dois descobrem-se ao mesmo tempo, exactamente aqui.
O do universal lê-se sobre o baloiço. Ele marca a justiça, branca, e a paz renovada da partilha. Quem se digladia não pode criar, mas repete uma conduta arcaica que mergulha as suas raízes em comportamentos selvagens ou animais. E como indefinidamente recomeça a imitação destes comportamentos multimilenários, não inova nem encontra.
Já alguma vez ouvistes dizer que um animal tivesse inventado? Fruto da luta pela sobrevivência limita-se a lutar pela vida.
A partilha só conhece línguas universais: uma, tão fácil como cair e sempre repetitiva, produz o barulho caótico da guerra; a outra, rara, difícil e sempre nova, dedica-se à criação cultural.
Ao estado de paz, única boa nova da humanidade, sucede o nascimento da novidade; a promoção da singularidade segue-se ao estado de paz, estranha raridade da nossa história


em Para celebrar a partilha, tradução de José M. S. Rosa, Covilhã: Universidade da Beira Interior, Colecção Artigos LusoSofia, 2008, p. 19.

Sem comentários: