Livros (105)



Não sendo eu um leitor muito permeável à actual poesia brasileira, considerando até que esta é demasiado sobrevalorizada deste lado do oceano, não posso deixar de aqui registar esta antologia, que muitos e bons nomes me deu a conhecer. Se por outros caminhos eu conhecia já a poesia de Drummond, Cabral, Bandeira, Barros, Leminski e Piva, esta antologia foi o atalho para a poesia de Max Martins, Ivan Junqueira, Augusto Massi, Raul Bopp e Cassiano Ricardo. Não sei se será representativa da poesia brasileira do século XX (o nome de Piva, por exemplo, está ausente). Mas penso que é uma boa iniciação. 

3 comentários:

hmbf disse...

Meu, o que é isso da "poesia brasileira" sobrevalorizada?

manuel a. domingos disse...

Angelica Freitas
Daniel Francoy
Fabiano Calixto
Ismar Tirelli Neto
Marília Garcia
Ricardo Domeneck

São os nomes que melhor conheço... e penso que são sobrevalorizados; daí "poesia brasileira" sobrevalorizada; e a minha pouca permeabilidade

hmbf disse...

hmmmm

Não percebi. Acho difícil falar da poesia de um país, sempre tão diversa, como sendo sobre ou subvalorizada.

Sendo assim, talvez a poesia portuguesa seja sobrevalorizada. Se o critério for haver poetas portugueses que são sobrevalorizados. Resta definir por quem.


Eu acho que a poesia nunca é sobre ou subvalorizada. É, invariavelmente, ignorada pela maioria e enfatizada pela minoria que a "pratica".