(...)


Esta porra arrefeceu e eu não estava preparado. Tive frio, ontem, quando saí da escola às oito da noite, pois tive um Conselho de Turma de duas horas para decidirmos o que fazer com uma turma que, aqui onde estou, parece ser um "caso difícil". Enquanto os meus colegas falavam, queixavam e arremessavam mezinhas pedagógicas para cima da mesa, eu lembrava os seis meses que estive no Cacém, onde fui professor de Inglês de sete turmas, com uma média de trinta (30) alunos por turma. Aqui, a turma em questão tem quinze (15) alunos e o pessoal está preocupado porque ou os meninos não passam do quadro a tempo e horas ou não prestam atenção ou não fazem, às vezes, os trabalhos de casa ou não são pontuais ou encolhem os ombros ou não se esforçam ou. E eu a lembrar-me do Cacém, onde cheguei a ter seis e sete nacionalidades diferentes na sala de aula, onde numa aula de noventa minutos passava quarenta minutos (não estou a exagerar) a gerir conflitos, onde tive alunos a chegarem embriagados e mocados à aula, onde não fazer os trabalhos de casa ou não passar do quadro ou não estar com atenção eram os menores dos meus "problemas". Ou. Mas, ontem, foi o frio que lixou tudo.  

1 comentário:

Myth disse...

http://m.youtube.com/watch?v=9eWewdTkghM

o frio. é sempre o frio que lixa tudo. súbito. e o céu. nas nuances de cinzento. mas o frio. esse. é tremendo. como o vento dos subúrbios...

Cumpts,
Inês G.