Discos pedidos (60)




Era o Outono de 2003 e eu tinha ido dar aulas para Silves. Na mala levava a roupa necessária para o trato do dia-a-dia, alguns livros de poesia e a revista Periférica (n.º 7, Outono 2003). Nela, um texto assinado por Manuel de Freitas, com o título Música de Perder, dizia: «Numa altura em que parecem recrudescer os disparates e preconceitos sobre a tão incestuosa relação entre a poesia e o "real", o mais recente livro de José Miguel Silva deveria (não só por isso, claro) ser considerado um bálsamo lúcido e incontornável.» (p. 69). Eu procurava, sem dúvida, um «bálsamo lúcido» de algo. Logo que consegui, dirigi-me à livraria mais próxima e comprei o livro: Vista Para um Pátio seguido de Desordem. Alguma da banda sonora que acompanhava certos poemas não era para mim desconhecida. Mas ouve uma citação que saltou à vista: Another round for my dark companion. O nome do grupo era para mim completamente desconhecido. Procurei-o e nada encontrei nos locais de venda habituais. Assim, o nome foi-se desvanecendo, até que em 2007 comprei Walkmen (Manuel de Freitas e José Miguel Silva). Mais uma vez o nome Tuxedomoon surgiu. Desta vez não desisti tão facilmente. 

Sem comentários: