50 livros que os meus amigos devem ler para ficarem a conhecer melhor a minha pessoa e confirmarem que me armo ao pingarelho (31)



Não tenho por hábito sublinhar livros, ou escrever notas nas margens em branco das páginas. O Labirinto da Saudade é a excepção à regra. É, até, o livro mais sublinhado e anotado por mim. Muitos consideram-no um livro essencial para entender Portugal e os Portugueses. Eu não sou muito fã de livros essenciais. E não gosto quando me dizem que este, ou aquele livro, é essencial. Pior do que isso, só mesmo: fundamental. Li o livro por curiosidade. Escrevo sobre o livro não por ele ser essencial, nem fundamental, mas porque me ensinou a pensar o que é ser Português, o que é ser Portugal. Reparem: digo que me ajudou a pensar; não digo que me ajudou a entender.

Sem comentários: