50 livros que os meus amigos devem ler para ficarem a conhecer melhor a minha pessoa e confirmarem que me armo ao pingarelho (10)



Ando sem vontade de escrever. Não me apetece pegar no lápis. Ando com fobia ao word. Gostava, por momentos, de não saber escrever. E quando digo não saber escrever é o mesmo que dizer não saber ler. Nunca ter ido à escola. Nunca ter lido certos livros. Este, por exemplo. A ignorância, como sabemos, é uma benção. Já aqui o disse: a leitura de Michaux, depois dos trinta, marcou-me mais do que a leitura de Rimbaud aos dezoito. Quem nunca leu este autor belga devia, desde já, procurá-lo por aí: «É raro encontrar alguém sem que eu lhes bata. Há quem prefira o monólogo interior. Eu não. Gosto mais de bater.». Michaux é um poeta que nos obriga a viajar. As suas viagens – principalmente as interiores – lutam contra a sombra; procuram o assombro.

Sem comentários: