António Ramos Rosa





A Biblioteca Municipal de Manteigas foi a principal responsável pela minha iniciação literária. É claro que os meus pais também: sempre me ofereceram livros que, para desgosto deles, eu nunca li. Sem saberem contribuíram para a minha formação literária. O Rui também foi responsável pela minha iniciação literária. O Rui era o bibliotecário. Foi ele que me apresentou a Camilo José Cela, Hemingway, Al Berto, Luiza Neto Jorge, Ruy Belo, entre outros. Mas fui eu que descobri sozinho António Ramos Rosa. Foi com ele que descobri (antes mesmo de eu ser um funcionário) que um dia seria um funcionário cansado. O primeiro livro que lhe li foi Nos Seus Olhos de Silêncio, de capa azul, com a imagem do poeta de óculos e com um cigarro na mão. Depois li O Grito Claro, Ciclo do Cavalo, Volante Verde, Delta e por fim comprei uma Antologia Poética. No início a poesia de Ramos Rosa marcou a minha maneira de ver o mundo: tudo era uma imagem desconcertante. Depois, fui afastando-me aos poucos da sua poesia. Mas, às vezes, ainda a ela regresso.

Sem comentários: