Sophia



Tenho uma teoria que poucos compreendem e aceitam. Digo que os grandes escritores, aqueles que são verdadeiramente grandes, só são conhecido por um dos nomes: Camus, Bukowski, Mishima, Orwell, Yeats, Bernhard, Camões, Pessoa, Agustina. Sophia. Cheguei a Sophia através de O Búzio de Cós, esse livro onde o Mediterrâneo respira em cada verso. Quando estive em Malta lembrei-me muito dele, do livro: a luminosidade, a serenidade, o azul desse mar que durante muito e muitos anos foi "o mar". Agora, que sou professor, levo Sophia aos meus alunos: O Rapaz de Bronze, A Menina do Mar, A Fada Oriana. E todos os anos um silêncio invade sempre a sala de aula assim que se ouvem as palavras de Sophia. Ela que me perdoe o meu sotaque, a minha (por vezes) falta de ritmo. Mas de certeza que ficaria contente ao saber que as suas palavras são muito apreciadas e que os alunos pedem sempre mais.

Sem comentários: